12.8.06

Grilo falante

Postura. Cabeça erguida. Olhe nos olhos.
Aja naturalmente. Não se reprima, gesticule ao falar.
Não.... Para... Tá gesticulando demais, você não é assim.
O que você tá fazendo? Nunca cruze os braços! É uma barreira, um sinal de desconforto com a situação!
Ninguém tá desconfortável com a situação aqui...
Olhe para os lados, despretensiosamente.
Conheço essa menina. Será que cumprimento?
Não, ela não gosta de mim. Tá me evitando...
E além de tudo ela é um nojinho. Não vale a pena.
Ela te viu. Tá vindo pra cá.
Finge que não viu.
...
O que é que você tá fazendo quieto! Fala!
Tira a mão do bolso!
Peraí... Não!
Sua rodinha tá se desfazendo!
A culpa é sua!
Você é uma vergonha...

E agora? Para onde?
Isso, isso. Esse pessoal é legal.
É mais fácil falar com eles.
Isso! Viu? Eles estão rindo! Não é difícil...
Continue assim.
...

Ela tá olhando pra você.
Até parece. É bonita demais.
Não, tá olhando pra você.
Cochichou alguma coisa com a amiga.
Ela não parece afim de você.
Deve estar te achando engraçado, ridículo.
Seu cabelo deve estar esquisito.
Não tem nenhum espelho por perto...
Só uma ajeitadinha...
Porra! O que você fez!
Seu cabelo devia estar bom, agora ficou esquisito!
Esquece o cabelo! Olha de novo pra ela.
Sumiu...

Você se preocupa demais. Não deveria se preocupar tanto.
E agora tá perdido na conversa.
Vai pegar uma cerveja.

...

Nada como a bebida para dissolver a preocupação.
Mas calma, você bebeu demais.
Anda em linha reta.
Não! Não tropeça na latinha.
Postura. Olhe nos olhos.

Dance. Dance!
Você dança de um jeito ridículo.
Por isso as pessoas da roda pararam de dançar.
Têm medo de estar dançando de maneira tão ridícula quanto você.
Dance diferente. Dance menos.
Olhe para ela. Ela é bonita.
Ela está olhando pra você.
Vocês já conversaram, lembra?
E ela te olhava nos olhos.
E ela tá te olhando agora.
Esquece o cabelo.
Vai lá conversar com ela.
Espera. Não é o momento.
Vai logo.
Não. Vai ser estranho sair agora...
Dança mais um pouco, mas tenta não dançar esquisito.
Agora. Agora é a hora.
Vai lá...
Peraí, a amiga dela tá falando alguma coisa.
Foram embora.

...

Você não devia beber assim.
Agora é impossível andar reto.
Toma o último engov. É um equilíbrio delicado.
Mantém sua matéria unida.
Não tropeça, não cai, não vomita.
Tenta não falar com essa voz pastosa.

Vai pra casa. Dorme.
Não tenta justificar seu fracasso.
Amanhã você escreve alguma coisa no seu blog.

10 comentários:

Anônimo disse...

Expor publicamente a insegurança, quero acreditar nisto, é o primeiro e decisivo passo para sua superação. Aplico essa orientação no meu blog com relação a (quase)tudo de delicado e/ou que seja potencial fonte de comiseração alheia; e digo, sem sombra de dúvida, meu estado de espírito é prova irrebatível: funciona que é uma beleza...
Hehe.
Sério, Lucas: rir de situações como essa, ou, ao menos, esperar que se ria delas, é saudável. Eu ri! Outros, quem sabe, rirão também! Um coro de risadas e, assim, um Lucas mais saudável!

Anônimo disse...

Muito, muito bom....adorei esse texto...
o pior é que tentando não parecer ridículo a gente acaba sendo ainda mais ridículo...

lucas fábio disse...

Também adorei esse texto...

Meu abandono durante as férias espantou os visitantes. É bom saber que estão voltando.
"Eus", cadê vocês?

lucas fábio disse...

Agora lembrei qual foi a verdadeira inspiração para esse post:
"Adaptação" de Charlie Kaufman, com Nicolas Cage.
Assisti esse filme antes de ir pra cervejada!

Anônimo disse...

Eu, eu? Ou o outro eu?
Eu normalmente venho aqui!

lucas fábio disse...

Eu disse "Eus". É mais legal quando tem dois porque gera uma puta confusão. Divertido.

Mas que bom que você vem aqui.

Anônimo disse...

Poxa, que desprezo com o meu "eu", quer dizer que eu só sou legal quando tem outro "eu"?
Farei greve de comentários!

lucas fábio disse...

Eus: sempre polêmicos...

Anônimo disse...

Primo!

Mto bom o texto.
E o pior de tudo é que tive uma infeliz identificação com ele!

Não deie de atualizar!

Anônimo disse...

demais!!! dava pra ler esse poema nos seus olhos na cervejada... RELAXA MOÇO!!! hahaha beijos, lucss